quarta-feira, 28 de abril de 2010

LOUIS BRAILLE MÚSICO E OS CAMINHOS DA MUSICOGRAFIA BRAILLE

Louis Braille (1809-1852) iniciou seus estudos musicais após ter ingressado, em 1819, no Instituto Real para Jovens Cegos de Paris, o Institut Valentin Hauy, tendo aulas de piano com professores do Conservatório dessa cidade.

Braille gostava de música clássica e, como os professores do conservatório vinham dar aulas gratuitas no Instituto, dedicou-se ao estudo de música, que consistia em ouvir e repetir o que era ouvido.
As condições não eram ideais, mas Braille tornou-se um excelente pianista e mais tarde talentoso organista.

Um encontro com Teresa von Paradise, concertista cega, foi decisivo na sua vida. Aprendendo música com ela, tornou-se rapidamente organista e violoncelista. Aos quinze anos foi admitido como organista da Igreja de Santa Ana, em Paris e mais tarde foi organista da Notre Dame des Champs, além de tocar em festas e dar aulas de piano.

Em 1828 aplicou seu sistema, criado em 1824, à notação musical, possibilitando aos cegos de todo mundo a ler e escrever partituras musicais.

Embora os cegos tenham sempre ocupado funções diversas, alguns dos cegos mais popularmente conhecidos são cantores e/ou músicos.

Por exemplo: Francisco Landino, o florentino cego, teria sido um dos primeiros a fazer uso da nova invenção do pedal ao órgão (no século XIV), o que possibilitou a execução de sons que perduravam por mais tempo; Antônio Cabezón, organista cego do século XV; o compositor espanhol cego Joaquim Rodrigo, autor do famoso Concerto de Aranjuez; o conhecido tenor Andrea Bocelli; na música pop internacional, Ray Charles e Stevie Wonder; e na música brasileira, a cantora Kátia e o grupo Tribo de Jah.

Hoje, todo esse legado deixado por ele nos motiva a tornar a música mais acessível; ler uma partitura em braille significa conhecimento e independência. Todo som pode ser escrito, em tinta ou braille e saber exatamente o que se toca ou canta pode fazer toda diferença. O conhecimento da notação musical braille pode auxiliar o futuro educador ou o músico que recorre à partitura para conhecer a melodia ou ainda para transcrever uma simples melodia.

Em 2009, ano da comemoração ao Bicentenário de nascimento de Louis Braille tive a oportunidade de participar de um curso, como bolsista convidada, pela FOAL (Fundação ONCE para a América Latina) em Cartagena de Índias, Colômbia.

Nessa ocasião pude verificar o que se têm feito nessa área na América Latina e Espanha e comprovar que estamos no caminho certo no que se refere ao ensino e propagação da música braille entre nós.

Ainda muito tem de ser feito por aqui, como a necessidade de um centro aglutinador de informações, livros e partituras em braille em maior quantidade e a formação de novos educadores musicais e transcritores para podermos contribuir ainda mais e de maneira eficaz com a formação musical de nossas crianças e jovens.


Essa preocupação e trabalho que venho realizando no Instituto Padre Chico também foi apresentado em forma de oficina, no XV Seminário Latino-americano de Educação Musical realizado pelo FLADEM (Fórum Latino-americano de Educação Musical) na cidade de Córdoba, Argentina, com o título A Educação Musical do Deficiente Visual e a Musicografia Braille.

Nessa ocasião conheci Ethel Batres, atual presidente do FLADEM, que participou da oficina. Para minha satisfação todos gostaram muito da apresentação e do tema, que ainda é desconhecido em muitos países e a música braille pouco difundida e acessível. IB
(Revista do ICPC 2009)

DIA INTERNACIONAL DO CÃO GUIA - 28 DE ABRIL

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa inovadora! Bons trabalhos precisam ser divulgados, o que só facilita o acesso a quem precisa e busca.

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