terça-feira, 29 de dezembro de 2009

MUSICOGRAFIA BRAILLE - o início da minha história

Essa história se iniciou em 1991, quando comecei a trabalhar no Instituto de Cegos Padre Chico, por acaso. Foi aí que entrei em contato com esse universo especial e conheci, primeiramente, Irmã Madalena e Irmã Apoline.
Nunca pensei em trabalhar com cegos, mas foi o melhor presente que a vida me deu.
Com os alunos cantamos, tocamos e aprendemos muito com a música. Com eles continuo aprendendo todos os dias.
Com o tempo, essa se tornou minha opção e fui percebendo a necessidade de uma estruturação maior nessa Educação Musical Especial, a leitura e escrita de uma partitura e uma maior acesso a ela.

Estudando o tema, pesquisando e me envolvendo cada vez mais, fui convidada para trabalhar na Imprensa Braille da Fundação Dorina Nowill para Cegos, onde conheci pessoas muito especiais: Zoilo Lara de Toledo, com quem trabalhei, Regina Fátima Caldeira, a Regininha, expert em braille, Alfredo Weiszflog e a própria Dorina Nowill, que dispensa comentários. Foi uma grande experiência.

Logo depois, mais um convite, da grande Irmã Madalena, então diretora do Instituto Padre Chico, para dar um curso de Musicografia Braille e assim reabrir o curso livre de Música do Instituto.

Minha alegria foi grande mas os desafios só começaram e acho que muitos se perduram até hoje.

Quais são? A produção da partitura musical braille mais rápida e acessível e a divulgação da Musicografia Braille entre os deficientes visuais e profissionais da Educação e músicos. Ensinar, produzir material e sensibilizar as pessoas para as questões da Educação Musical Especial.
Outra meta: elevar a Musicografia Braille como recurso fundamental da Educação Musical, um caminho para a inclusão e autonomia.
Como Educadora Musical trabalhei no Projeto Talentos Especiais, da Secretaria de Estado da Cultura e na LARAMARA (Associação Brasileira de Assitência ao Deficiente Visual).

Meu trabalho continuou e em 2006 fui convidada pelo grande Carlos Galvão, falecido em 2009, para dar o curso de Musicografia Braille no Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.
Uma feliz experiência que abriu portas e possibilidades. Mais uma vez, o acaso que se fez escolha e eu prossegui. Ainda em 2009, outro convite, desse vez feito pelo Maestro Roberto Bueno, da Ordem dos Músicos do Brasil, onde atendo meus ex alunos e outros que conheci.
Pelo que percebi, a vida é uma sucessão de convites!!! E depois vieram outros... mas isso fica pra outro dia!!!
Para quem quiser ler a entrevista que saiu publicada na Revista Tribuna do Músico, este é o link:

Tem até um vídeo super legal que eles fizeram! Acessem!
O link está aqui também:
Até a próxima! IB

7 comentários:

  1. Olá, Isa!

    Admiro muito você como pessoa e como profissional! Você terá um espaço especial para experiências, viagens, percepções e oportunidades!

    Beijos

    Luciana Ruiz

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  2. Querida Usabel,

    Acho que seu blog vai contribuir intensamente para a divuldação de seu trabalho que é belíssimo e muito relevante. Parabéns!


    Bjs

    Betânia

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  3. Isabel,

    O Marcelo é meu filho, tá?

    B

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  4. Um trabalho magnífico! Deve ser amplamente divulgado em todos os meios da sociedade.Abraços..

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  5. Isa, somos as primeiras da fila!!!!!!!

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  6. Participei um pinguinho de tempo apenas desse comecinho de história no Instituto de Cegos Padre Chico quando realizei o curso de Musicografia Braille com Isabel Bertevelli a fim de conhecer um pouquinho o sistema para transcrever em Braille algumas de minhas obras musicais. Os projetos desenvolvidos por Bertevelli são realmente trabalhos fenomenais que só tem a crescer. Necessitam ser muito difundidos.

    Grande abraço musical a todos,
    Marcos Blasques
    Compositor, Maestro, Compositor de Música Eletroacústica - IA-UNESP
    Mestrando em Cinema/Multimeios - IA-UNICAMP
    Professor Colaborador de Composição de Trilha Musical - FAAP

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  7. Isa, sou a Carol, que estudou no padre chico, e teve aulas com você, de Indaiatuba, que voltei pras aulas de teclado pela milésima vez, e arrumei um programa que transforma as partituras em tinta em braille, chama: Musibraille.
    Você sabe direito como ele funciona?
    Também sou escritora de poesias, comecei esse ano e tenho 32 poesias, penso em musica-las.

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