quarta-feira, 3 de novembro de 2010

I ENCONTRO ARTE PARA TODOS - UNESP

Perspectivas e desafios para a inclusão 2010

VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL - 13 a 15/nov
Coordenação: Lisbeth Soares e Viviane Louro

I ENCONTRO DE MUSICOGRAFIA BRAILLE - 16 e 17/nov
Coordenação: Isabel Bertevelli

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS NO TEATRO DA UNESP - 19h

Data: de 13 a 17 de Novembro de 2010
Local: Instituto de Artes / UNESP – SP
Dr. Bento Teoboldo Ferraz 271
(em frente ao terminal Barra Funda)
Realização: GURI Santa Marcelina / AECIDI
Apoio: Instituto de Artes / UNESP

Maiores informações: http://www.musicaeinclusao.com.br/
VEJA FOTOS NA COLUNA DA DIREITA DO BLOG

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

BANDA SINFÔNICA DE CEGOS - ARGENTINA

Sinfónica de Ciegos en Legislatura Porteña

Presentación de la única Banda Sinfónica de Ciegos (Maestro Pascual Grisolía) existente en el Mundo hasta la fecha en el Salón San Martín de la Legislatura de Buenos Aires. Los músicos estudian las partituras en Braille y las memorizan, por eso se toca sin atriles. La batuta del director es sonora.

http://www.youtube.com/watch?v=nQ8kUoZsMoc&feature=player_embedded

Informações enviadas por Roger Córdoba (Costa Rica) em 28 de outubro.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ENTREVISTA SOBRE MÚSICA E MUSICOGRAFIA BRAILLE PARA A REVISTA VEJA FALADA DA FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS

Isabel Bertevelli
A Fundação Dorina Nowill para Cegos, fundada em 1946, trabalha para facilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual, por meio de livros acessíveis e atendimento especializado. A produção de livros e revistas acessíveis permite às pessoas cegas e com baixa visão, acesso ao mundo do conhecimento e da informação.
Além dos livros em braille, a Fundação também produz, há mais de trinta anos, livros falados, inclusive a Revista Veja, onde se tem todo conteúdo da própria revista, como sai nas bancas, e ainda os informes da Fundação e uma entrevista.
Susi Maluf, gerente de distribuição de produtos da Fundação, nos convidou para duas entrevistas, para falar sobre Musicografia Braille e os trabalhos que estamos realizando na área. Fomos entrevistados de maneira descontraída pelo Bebeto. A primeira foi dia 23 de setembro e contou com minha participação.
A segunda, gravada hoje, dia 07 de outubro, ainda será incluída na revista deste mês. Foram entrevistados meus ex alunos, hoje colegas, Marcela Trevisani, pianista e cantora, e Júlio Machado, violonista. Eles falaram sobre a trajetória pessoal e em relação ao aprendizado da música em diferentes instituições até o ingresso no mundo do trabalho. Histórias de superação e de amor pelo que se faz, amor pela música. Não vou falar mais sobre os dois, porque eles mesmos farão isso no blog. Vamos aguardar!!!!
Obrigada à Fundação Dorina, em especial, à Susi, pela oportunidade e apoio, sem o qual nosso trabalho estaria incompleto.
Para maiores informações, entre em contato com a Fundação pelos telefones 5087-0960 ou 5087-0991 ou ainda pelo e-mail: biblioteca@fundacaodorina.org.br
Veja também o site: www.fundacaodorina.org.br

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SOBRE A OFICINA "O ENSINO DA MÚSICA: uma proposta inclusiva"

A oficina "O ensino da Música: uma proposta inclusiva" aconteceu no dia 29 de setembro no Instituto de Cegos Padre Chico, no Ipiranga, em São Paulo; ofereceu subsídios básicos para o professor que pretende atuar na educação musical, inclusive com alunos com deficiência, refletindo sobre ações que favoreçam a inclusão desses alunos nas escolas regulares.
Foram atividades de sensibilização, percepção auditiva, apreciação musical, jogos rítmicos, dança, criação coletiva, uso da voz e instrumentos musicais de percussão. Tivemos também dicas (bem humoradas) de como abordar um deficiente visual, com a professora Luciana Ruiz. Faltou tempo para tanta informação!!!

Algumas questões
Como ensinar Música?

O que devemos ensinar?
A aula será teórica ou incluirá um componente prático?
O professor polivalente poderá ensiná-la?
Quem será o professor?
Qual sua formação?
E se tivermos um aluno deficiente?
O que fazer?

Não somos tão pretensiosas para responder essas questões de maneira única e verdadeira; não há como revelar todos os caminhos possíveis, mas na oficina trabalhamos com os alunos do Instituto Padre Chico,
com práticas de musicalização e reflexões sobre como se inclui a Música nas escolas, pensando em um ambiente acessível.

Além de músicos, educadores, estudantes de pedagogia e simpatizantes da área, contamos também com a participação de Marcela Trevisani (ex aluna e pianista do restaurante Chalezinho), Júlio Machado (ex aluno, violonista e professor de música assistente do Colégio Virgem Poderosa), Renato José (violonista, revisor braille da Laramara), Filipe de Oliveira (professor voluntário de teclado do IPC), além de alguns alunos do próprio Instituto, que participaram das atividades.

Parabéns e obrigada pela participação de todos!

Professoras responsáveis pela oficina: Isabel Bertevelli isabertevelli@uol.com.br e Luciana Ruiz lfruiz@ig.com.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

I ENCONTRO ARTE PARA TODOS - UNESP

Perspectivas e desafios para a inclusão 2010
VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL
Coordenação: Lisbeth Soares e Viviane Louro

I ENCONTRO DE MUSICOGRAFIA BRAILLE
Coordenação: Isabel Bertevelli
Data: de 13 a 17 de Novembro de 2010 / Local: UNESP – SP
Dr. Bento Teoboldo Ferraz 271 (em frente ao terminal Barra Funda)

Inscrições de trabalhos até 15 de Outubro

Sobre o evento
A inclusão é tema vigente e urgente! Sendo assim, a arte não pode ficar de fora dessa discussão. Todos precisam se preparar para receber a diversidade em sala de aula.
Foi pensando nessa necessidade que em 2010 o VII Simpósio de Educação Musical se unirá a outras novas iniciativas nessa área e juntos promoverão o I ENCONTRO ARTE PARA TODOS – perspectivas e desafios para a inclusão.

O evento contará com 5 dias de atividades intensas. Dividido em dois grandes blocos, sendo o primeiro o VII Simpósio de Educação Musical Especial que ocorrerá de 13 a 15 de Novembro e o segundo, o I Encontro de Musicografia Braille, 16 e 17 de Novembro.

O Encontro compreenderá palestras, mesas redondas, grupos de discussões, oficinas, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências e apresentações artísticas de grupos significativos que difundem a inclusão da pessoa com deficiência.
Todos os docentes são altamente qualificados, com grande experiência na área pedagógica, inclusiva, médica e artística, do Brasil e do Exterior.

O objetivo do evento é colaborar na formação profissional de pessoas envolvidas com arte no que tange a novas perspectivas em relação a inclusão; difundir as pesquisas nessa temática; divulgar os artistas com deficiência e grupos inclusivos; promover discussões a cerca do sistema de ensino geral, artístico, musical e formação do professor e reunir pessoas com interesse em atender melhor a diversidade para fortalecer cada vez mais o discurso de que a Arte é para Todos. Portanto, não deixem de participar desse grande e importante evento! VAGAS LIMITADAS.

Inscrições
Inscrições para o evento
: até 10 de Novembro
Ficha de inscrição on line em http://www.musicaeinclusao.com.br/

Inscrições de trabalhos: ENCERRADA
O evento dará direito a certificado e material de apoio (CD-Room)

MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.musicaeinclusao.com.br/
Obs.: Notícia atualizada em 22 de outubro de 2010.

domingo, 22 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO MUSICAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E MUSICOGRAFIA BRAILLE - Trabalho apresentado na Argentina.

LA EDUCACIÓN MUSICAL DE PERSONAS CON DEFICIENCIA VISUAL
Y LA MUSICOGRAFÍA BRAILLE - De la musicalización a la lectura y la escritura de la partitura en braille.

Isabel Bertevelli

Atas da IX Reunião de SAACCOM, realizado em Bahía Blanca, Argentina. Trabalho apresentado em 14 de maio de 2010.

RESUMO - A educação musical do cego não difere das outras crianças; envolve a percepção auditiva e o fazer musical, em um processo de Musicalização, ou seja, de uma prática musical em que as crianças participam de uma vivência musical ampla e enriquecedora. Complementando esse trabalho, se faz necessário o ensino da Musicografia Braille, que é a escrita musical em relevo utilizada internacionalmente pelos cegos, que consiste na combinação de seis pontos em relevo para escrever todos os sinais de uma partitura convencional. O ensino da notação musical braille oferece autonomia e independência para ler uma partitura, não dependendo da memória ou da ajuda de outras pessoas. Acredita-se que dessa maneira, os alunos poderão participar efetivamente de cursos livres de música em escolas e universidades, porque terão domínio da escrita musical, acompanhando as disciplinas dessas escolas. Outros dois fatores importantes fazem parte desse processo: a formação do educador, que poderá promover o acesso à música em uma escola regular ou na escola de música e a produção de material específico e acessível, com a transcrição de partituras e livros de música.

Leia o trabalho na íntegra:
http://www.saccom.org.ar/saccom/IX/11.Bertevelli.pdf

O Simpósio contou ainda com a apresentação de três argentinas que trabalham na área. Veja a foto abaixo (da esquerda para a direita): Isabel Bertevelli, Paula Chávez, Romina Herrera e Fabiana Chávez.








Las herramientas utilizadas por personas ciegas en el ejercicio de las Prácticas Musicales

La música es una actividad ligada por excelencia al sentido de la audición. La ceguera no reducen en absoluto dicho sentido, sino que, por el contrario, lo jerarquiza en ausencia de la vista. Si bien esto no redunda directamente en el desarrollo de un oído musical, sí se puede decir que la utilización que hacen las personas ciegas de este sentido es muy intensa. Considerando esta característica no es de extrañar que muchos de ellos se sientan especialmente inclinados hacia diversas prácticas musicales, tales como participar en un coro, tocar algún instrumento, componer música, seguir estudios musicales en alguna academia, editar sonido, formar un grupo de música (de cualquier índole), enseñar música, etc. En este simposio se presentarán 5 trabajos que abordan estas prácticas desde diferentes perspectivas.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O ENSINO DA MÚSICA: uma proposta inclusiva

OFICINA NO INSTITUTO DE CEGOS "PADRE CHICO"

RESPONSÁVEIS
Profa Isabel Bertevelli

Educadora Musical do Instituto de Cegos “Padre Chico” desde 1991.
Mestre em Arte/Música pelo Instituto de Artes da UNESP e Licenciada em Educação Artística com habilitação em Música.

Profa Luciana Ruiz
Professora de Língua Portuguesa do Instituto de Cegos “Padre Chico”.
Pós-Graduada em Educação Especial e Licenciada em Língua Portuguesa / Inglesa.

SOBRE A OFICINA
As escolas públicas e particulares do Brasil inteiro terão de acrescentar até 2011 o ensino da música em sua grade curricular. A Lei nº 11.769, publicada no Diário Oficial da União no dia 18 de agosto de 2008, dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica.
Sabe-se que o ensino geral das Artes (artes visuais, música, teatro e dança) está presente na grade curricular das escolas do Brasil há muito tempo. Porém, com a nova Lei, a música passa a ser conteúdo obrigatório.
Pensando nisso, a oficina “O ensino da música: uma proposta inclusiva” pretende oferecer subsídios teóricos e práticos básicos para o professor que pretende atuar na educação musical em sala de aula, inclusive, com alunos com deficiência.

Público-alvo: Professores, educadores musicais, estudantes e demais interessados
Data: 29 de Setembro de 2010 - Quarta-feira
Horário: das 13h00 às 17h00
Local: Instituto de Cegos "Padre Chico"
Rua: Moreira de Godoi, 456 – Ipiranga
Telefone: 11 2274-4611
Referência: Próximo ao Metrô Alto do Ipiranga
Valor: R$30,00
Incluso: Coffee-Break, apostila e certificado
Informações: 11 2274-4611 / isabertevelli@uol.com.br
Vagas limitadas

Inscrições:

Pessoalmente - Instituto de Cegos Pe Chico - das 8h às 14h
Telefone: (11) 2274.4611 / 2061.5522 - Horário: das 8h às 14h
E-mail: informatica@padrechico.org.br


Formas de Pagamento:
Pessoalmente na Instituição ou Depósito bancário:
Banco Bradesco - Ag: 2720-0 - C/C: 80-9
Banco Itaú - Ag: 0644 - C/C: 96.922-2
Em nome do Instituto de Cegos Padre Chico
Enviar comprovante para o Fax: (11) 2274.4132 com o nome completo.

Esperamos vocês!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

OFICINA DE MUSICOGRAFIA BRAILLE NO III SEMINÁRIO DE VIOLÃO DE ITAJAÍ

III Seminário de Violão de Itajaí
Entre os dias 13 e 16 de agosto terá lugar na cidade de Itajaí (SC) o III Seminário de Violão, evento que oferece concertos, oficinas e master classes com grandes nomes do violão nacional e internacional. As edições anteriores contaram com a participação de nomes como Ulisses Rocha, Henrique Pinto e Alessandro Penezzi.

PROGRAMAÇÃO GERAL DO SEMINÁRIO:

Sexta - 13/08/2010
- Manhã: Oficina com Isabel Bertevelli: Musicografia em Braille
- Tarde: Workshop com Guinga
- Noite: Concerto de abertura com Guinga

Sábado - 14/08/2010
- Manhã: Oficina com Isabel Bertevelli: Musicografia em Braille
- Tarde: Mini-oficina com Marcus Llerena: a obra de Villa-Lobos para violão e mini-oficina com Marcos Dalmasio: música latino-americana para violão.
- Noite: Concerto com Conrado Paulino

Domingo - 15/08/2010
- Manhã: Oficina com Conrado Paulino: Aspectos didáticos para o ensino do violão
- Tarde: Oficina com Conrado Paulino: Arranjos para violão solo
- Noite: Mostra Regional

Segunda - 16/08/2010
- Tarde: Masterclass com Daniel Wolff
- Noite: Concerto de encerramento com Daniel Wolff

INFORMAÇÕES: 47 9965-1357

http://www.violao.org/index.php?showtopic=9422

ricardopauletti@yahoo.com.br

ORGANIZAÇÃO: Associação de Violão de Itajaí - Prefeitura Municipal - FundaçãoCultural de Itajaí - Conservatório Municipal de Música - Zabumba Livros Musicais - Rádio educativa Univali FM - CaféMaestro Estúdio Musical.

terça-feira, 22 de junho de 2010

DIA NACIONAL DO SISTEMA BRAILLE - 08 de ABRIL - LEI 12.266 de 21/06/2010

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 12.266, DE 21 DE JUNHO DE 2010

Institui o Dia Nacional do Sistema Braille

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º É instituído o Dia Nacional do Sistema Braille, a ser celebrado, anualmente, em 8 de abril.
Art. 2º No Dia Nacional do Sistema Braille, as entidades públicas e privadas realizarão eventos destinados a reverenciar a memória de Louis Braille, divulgando e destacando a importância do seu sistema na educação, habilitação, reabilitação e profissionalização da pessoa cega, por meio de ações que:

I – fortaleçam o debate social acerca dos direitos da pessoa cega e a sua plena integração na sociedade;
II – promovam a inserção da pessoa cega no mercado de trabalho;
III – difundam orientações sobre a prevenção da cegueira;
IV – difundam informações sobre a acessibilidade material, à informação e à comunicação, pela aplicação de novas tecnologias;
V – incentivem a produção de textos em Braille;
VI – promovam a capacitação de profissionais para atuarem na educação, habilitação e reabilitação da pessoa cega, bem como na editoração de textos em Braille.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Brasília, 21 de junho de 2010; 189º da Independência e 122º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
José Gomes Temporão
Paulo de Tarso Vannuch

Este texto não substitui o publicado no DOU de 22.6.2010.

FONTE:

ONCB Sec. Brasília - brasilia@oncb.org.br
Moises Bauer Luiz - Presidente

terça-feira, 1 de junho de 2010

5º SALÃO DO TURISMO - Fotos do evento

O 5º Salão do Turismo que aconteceu entre 26 e 30 de maio no Anhembi foi um sucesso.
Muitas pessoas estiveram no espaço acessível, tanto videntes, educadores, curiosos, deficientes visuais e os alunos do INSTITUTO DE CEGOS PADRE CHICO, que gostaram muito do espaço.
Além dos painéis divulgando o Sistema Braille (Regina Fátima Caldeira / Fundação Dorina Nowill para Cegos) e Musicografia Braille (Isabel Bertevelli / Instituto de Cegos Padre Chico), o destaque foram as maquetes táteis (Dayse Tarricone e equipe), planta tátil e o mapa do Brasil (Luiz Herzog e Cassiano / Casa do Braille).
As maquetes táteis mostram dez pontos turísticos de São Paulo, como o MASP, casa de fazenda, praia, Campos de Jordão, etc.
O quebra-cabeças do mapa do Brasil fez sucesso entre a garotada, que ficou alvoroçada com a possiblidade de reconhecer cada estado e colocá-lo em seu devido lugar. Uma festa!
Várias pessoas exploraram seus sentidos, montando o jogo de olhos vendados. Outros se arriscaram a ver a exposição utilizando uma bengala para se locomover e olhos vendados também. Com certeza é uma maneira de sensibilizar e divulgar esse trabalho especial. Acessibilidade é um direito de todos e só o conhecimento proporciona isso.
Obrigada à Dayse Tarricone, SPTur e Secretaria de Turismo pelo convite e parabéns a todos pelo trabalho.
Vejam as fotos!










À esquerda: painel Musicografia Braille.
À direita: maquete tátil de um hotel










Acima à esquerda: quebra-cabeça mapa do Brasil.
À direita: planta tátil do stand de acessibilidade da SP TUR.

Sites:
www.dayse.tarricone.com.br
www.casadobraille.com.br

Indicação:
GUIA BRASIL PARA TODOS. Roteiro turístico e cultural para pessoas com deficiência. 2009
Autores: Andrea Schwarz e Jaques Haber
Editora Áurea

Acesse:
www.i.social.com.br
www.brasilparatodos.com.br