quinta-feira, 29 de março de 2012

PASEO A CIEGAS - MÉXICO, por Miguel Cruz Ameca

Olá a todos!
Nos dias 11 a 16 de março aconteceu, na Cidade do México, o Congresso Latinoamericano de Ciegos, um evento que reuniu representantes dos países da America Latina e Espanha para a eleição do Comitê Executivo. No evento encontrei vários amigos de outros países, conheci outras pessoas que trabalham na área, vi os materiais lançados por várias empresas em uma feira Tiflológica e ainda conheci Miguel, do Paseo a Ciegas. Fui conferir o projeto em um domingo e percorri as ruas da cidade em uma bicicleta dupla, de olhos vendados. Foi uma experiência maravilhosa. Nós poderíamos ter projetos como esse por aqui. Muita gente ía gostar. Confiram as palavras do próprio Miguel. Para mais informações, consulte o site: http://www.paseoaciegas.com/

Os objetivos do projeto são:


* Promoción de la recreación y la ejercitación física entre las personas con discapacidad visual u otra discapacidad (que posibilite el uso de la bicicleta), así como mejorar la movilidad de estos grupos mediante el uso de bicicletas tándem.
* Sensibilizar a la sociedad para logar una adecuad empatía con las personas que presentan algún tipo de discapacidad visual, fomentando su inclusión en todos los ámbitos sociales.
* Fomentar la convivencia familiar y social de personas con y sin discapacidad mediante la utilización de espacios públicos.
* Promover el uso de la bicicleta como medio de trasporte sustentable, eficiente y no contaminante para la renovación de ciudades más humanas.
* Crear, estructurar y diseñar actividades que permitan conocer y cercarse, en la medida de lo posible, a la condición de ceguera, permitiendo a los miembros del equipo experimentar la falta de sentido de la vista, lo cual permita una forma de conducirse justa hacia los beneficiarios y no de exclusión.
Miguel Cruz Ameca.

Foto 1: Banner escrito Paseo a Ciegas em tinta e a representação em pontos negros. À esquerda, o logotipo do projeto: mostra uma bicicleta de frente, do lado esquerdo um cego com bengala apoiando sua mão esquerda no guidão da bicileta; à direita uma pessoa apoiando sua mão direita na bicicleta, que está no meio dos dois. Foto 2: Na praça com um chafariz ao fundo; uma bicicleta dupla, Isabel com olhos vendados e Miguel à direita. Veja também: http://www.eluniversal.com.mx/nacion/185288.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário