sábado, 30 de julho de 2011

SOBRE A OFICINA DE MUSICOGRAFIA BRAILLE NO IV SEMINÁRIO DE VIOLÃO DE ITAJAÍ

Olá a todos!

Esta semana participei de mais um seminário de violão. Pela terceira vez e pude perceber claramente o avanço do projeto, que a partir deste ano faz parte de uma parceria com o Conservatório da cidade, a Associação de Violão e a ADEVIR, associação que atende deficientes visuais.

Nesse projeto, Música para meus olhos, são oferecidas aulas de músicas para deficientes visuais da região (piano, canto coral e violão). O Conservatório tem toda estrutura necessária e instrumentos. Os professores, Eliezer, Denise, Giovany e Cristiane, se emprenham uma vez por semana para atender um grupo bem especial; são adultos cegos ou com baixa visão que encontraram na música um objetivo ainda maior, a vontade de tocar um instrumento musical. Pude conhecer um pouco dessas pessoas, alguns meio experientes, outros são iniciantes e outros ainda como o Sr. José que toca acordeom todos os dias pelas ruas do centro de Itajaí.


Finalmente encontrei o sentido da minha participação no seminário de violão: conhecer e atender os alunos, oferecer uma consultoria para os professores que já trabalham com deficientes e formar novos educadores ou pelo menos sensibilizar as pessoas para que possam atender e conviver com pessoas deficientes visuais.

A oficina contou com exercícios práticos de musicalização, dicas de como lidar com o deficiente visual e finalmente aspectos básicos da Musicografia Braille, como ler e escrever uma partitura musical em braille, que é utilizada internacionalmente pelos cegos.


Se minha participação se tornou importante ao longo desses três anos consecutivos, importância maior tem os idealizadores e realizadores do projeto, que cada vez mais trabalham com audácia em um evento que reune violonistas maravilhosos e de alto nível artístico assim como se preocupam com o aspecto social e a acessibilidade da música para todas as pessoas. Vale a pena conferir, sempre.


Parabéns ao Renato, Ricardo, Eliezer, aos professores do projeto e seus apoiadores. Unindo forças é que conseguimos de fato caminhar adiante e ver frutificar um trabalho que só pode dar certo.
Fiquei muito feliz em participar um pouco de todo esse processo. IB.


VISITE: http://violao-avi.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de julho de 2011

IV SEMINÁRIO DE VIOLÃO DE ITAJAÍ - MUSICOGRAFIA BRAILLE

Entre os dias 28 e 31 de julho será realizado a quarta edição do Seminário de Violão de Itajaí. Estão na programação oficinas, workshops, masterclass e concertos com grandes nomes da música brasileira e da educação musical. A parte didática, que são as oficinas, masterclass e workshops acontecerão no SESC Itajaí e os Concertos no Teatro Municipal, com ingressos a R$1 (um real).

O evento é organizado e realizado pela Associação de Violão de Itajaí (AVI) e tem como objetivo aprimorar a formação de professores e alunos que trabalham com violão, além de oferecer ao público que gosta de boa música a oportunidade de estar perto de grandes artistas da música brasileira.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo blog da Associação de Violão de Itajaí (AVI) – http://www.violao-avi.blogspot.com/ ou na Zabumba Ensino Musical, no Sodegaura Center, localizada na Rua Lauro Muller, Nº 149, Centro - Fone (47) 3045-2392. As inscrições seguem enquanto houver vagas disponíveis.

Vale ressaltar que além de todo trabalho desenvolvido diretamente para o violão, também será dado continuidade a um importante trabalho de inclusão social com a oficina de Musicografia Braile, destinada a professores e músicos interessados em dar aula para deficientes visuais. Esse trabalho vem sendo desenvolvido desde o segundo Seminário e já rendeu importantes frutos como o Projeto “Música para meus olhos", em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR) e o Conservatório de Música de Itajaí.


PARABÉNS A TODOS ENVOLVIDOS NO PROJETO!

O evento tem o patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Max Imóveis.

Confira a programação:
http://www.itajai.sc.gov.br/noticias_det.php?id_noticia=20599
http://www.violao.org/index.php?showtopic=11608&st=6
http://www.diarinho.com.br/materias.cfm?caderno=25&materia=29083
http://www.m1noticias.com.br/m1/php/view.php?not=6423

terça-feira, 19 de julho de 2011

Alunos do Padre Chico foram assistir o espetáculo infanto-juvenil MOZART APAGA A LUZ

Dia 24 de julho, os alunos Lennon, Juliana e Letícia, do Instituto de Cegos Padre Chico, foram assistir o espetáculo Mozart apaga a luz no Teatro VIVO. Foram acompanhados pela voluntária Andrea Cavalheiro, Isabel Bertevelli e Mari, mãe da Letícia. Todos gostaram muito da apresentação e queram voltar! Até os videntes experimentaram o recurso da audiodescrição.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

MANUAL INTERNACIONAL DE MUSICOGRAFIA BRAILLE

Entre no portal do MEC para baixar o manual em pdf.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860

FOLHA DE LONDRINA - Sobre o Festival de Música

MÚSICA PARA TODOS

Educadora afirma que todas as pessoas têm dificuldades, não é a deficiência que limita o aprendizado


Quem passa pelas proximidades do Colégio Mãe de Deus, centro de Londrina, percebe algo diferente. Do lado de dentro é possível ouvir uma mistura de sons, música de todos os tipos, alunos ensaiando e afinando instrumentos pelas escadarias e áreas comuns do colégio.

O Festival de Música de Londrina é de todas as músicas, mas andando pelo colégio percebe-se que é também de todas as cores, todas as idades e todas as pessoas, independente das limitações individuais. Uma das oficinas ministradas durante o festival é direcionada para professores que ensinam música para alunos com deficiência.

De acordo com a Mestre em Artes na área de concentração música e educadora musical do Instituto de Cegos ''Padre Chico", em São Paulo, Isabel Bertevelli, a ideia é que a música seja acessível a todos.

Saiba mais na matéria de Michelle Aligleri.
E mais: Respeitar as diferenças Um desafio a ser superado
Redação FolhaWeb
16/07/2011

IV Seminário de Violão de Itajaí - Concertos e Oficina de Musicografia Braille

Concertos do IV Seminário de Violão de Itajaí
28 a 31 de julho de 2011

Acesse o Link: http://www.youtube.com/watch?v=dgsLL2oEr5w
Mais informações sobre o seminário: http://www.violao-avi.blogspot.com/

Enviado por: Elieser Patissi

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PROJETO MÚSICA PARA MEUS OLHOS - ITAJAÍ/SC

O canal futura fez uma reportagem sobre o Projeto Musica Para Meus Olhos, voltado para deficientes visuais.
Vejam no link:
http://violao-avi.blogspot.com/2011/06/projeto-musica-para-meus-olhos.html

Fonte: Eliezer Patissi - Presidente Associação de Violão de Itajaí