sábado, 30 de julho de 2011

SOBRE A OFICINA DE MUSICOGRAFIA BRAILLE NO IV SEMINÁRIO DE VIOLÃO DE ITAJAÍ

Olá a todos!

Esta semana participei de mais um seminário de violão. Pela terceira vez e pude perceber claramente o avanço do projeto, que a partir deste ano faz parte de uma parceria com o Conservatório da cidade, a Associação de Violão e a ADEVIR, associação que atende deficientes visuais.

Nesse projeto, Música para meus olhos, são oferecidas aulas de músicas para deficientes visuais da região (piano, canto coral e violão). O Conservatório tem toda estrutura necessária e instrumentos. Os professores, Eliezer, Denise, Giovany e Cristiane, se emprenham uma vez por semana para atender um grupo bem especial; são adultos cegos ou com baixa visão que encontraram na música um objetivo ainda maior, a vontade de tocar um instrumento musical. Pude conhecer um pouco dessas pessoas, alguns meio experientes, outros são iniciantes e outros ainda como o Sr. José que toca acordeom todos os dias pelas ruas do centro de Itajaí.


Finalmente encontrei o sentido da minha participação no seminário de violão: conhecer e atender os alunos, oferecer uma consultoria para os professores que já trabalham com deficientes e formar novos educadores ou pelo menos sensibilizar as pessoas para que possam atender e conviver com pessoas deficientes visuais.

A oficina contou com exercícios práticos de musicalização, dicas de como lidar com o deficiente visual e finalmente aspectos básicos da Musicografia Braille, como ler e escrever uma partitura musical em braille, que é utilizada internacionalmente pelos cegos.


Se minha participação se tornou importante ao longo desses três anos consecutivos, importância maior tem os idealizadores e realizadores do projeto, que cada vez mais trabalham com audácia em um evento que reune violonistas maravilhosos e de alto nível artístico assim como se preocupam com o aspecto social e a acessibilidade da música para todas as pessoas. Vale a pena conferir, sempre.


Parabéns ao Renato, Ricardo, Eliezer, aos professores do projeto e seus apoiadores. Unindo forças é que conseguimos de fato caminhar adiante e ver frutificar um trabalho que só pode dar certo.
Fiquei muito feliz em participar um pouco de todo esse processo. IB.


VISITE: http://violao-avi.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário