quarta-feira, 25 de agosto de 2010

I ENCONTRO ARTE PARA TODOS - UNESP

Perspectivas e desafios para a inclusão 2010
VII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL
Coordenação: Lisbeth Soares e Viviane Louro

I ENCONTRO DE MUSICOGRAFIA BRAILLE
Coordenação: Isabel Bertevelli
Data: de 13 a 17 de Novembro de 2010 / Local: UNESP – SP
Dr. Bento Teoboldo Ferraz 271 (em frente ao terminal Barra Funda)

Inscrições de trabalhos até 15 de Outubro

Sobre o evento
A inclusão é tema vigente e urgente! Sendo assim, a arte não pode ficar de fora dessa discussão. Todos precisam se preparar para receber a diversidade em sala de aula.
Foi pensando nessa necessidade que em 2010 o VII Simpósio de Educação Musical se unirá a outras novas iniciativas nessa área e juntos promoverão o I ENCONTRO ARTE PARA TODOS – perspectivas e desafios para a inclusão.

O evento contará com 5 dias de atividades intensas. Dividido em dois grandes blocos, sendo o primeiro o VII Simpósio de Educação Musical Especial que ocorrerá de 13 a 15 de Novembro e o segundo, o I Encontro de Musicografia Braille, 16 e 17 de Novembro.

O Encontro compreenderá palestras, mesas redondas, grupos de discussões, oficinas, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências e apresentações artísticas de grupos significativos que difundem a inclusão da pessoa com deficiência.
Todos os docentes são altamente qualificados, com grande experiência na área pedagógica, inclusiva, médica e artística, do Brasil e do Exterior.

O objetivo do evento é colaborar na formação profissional de pessoas envolvidas com arte no que tange a novas perspectivas em relação a inclusão; difundir as pesquisas nessa temática; divulgar os artistas com deficiência e grupos inclusivos; promover discussões a cerca do sistema de ensino geral, artístico, musical e formação do professor e reunir pessoas com interesse em atender melhor a diversidade para fortalecer cada vez mais o discurso de que a Arte é para Todos. Portanto, não deixem de participar desse grande e importante evento! VAGAS LIMITADAS.

Inscrições
Inscrições para o evento
: até 10 de Novembro
Ficha de inscrição on line em http://www.musicaeinclusao.com.br/

Inscrições de trabalhos: ENCERRADA
O evento dará direito a certificado e material de apoio (CD-Room)

MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.musicaeinclusao.com.br/
Obs.: Notícia atualizada em 22 de outubro de 2010.

domingo, 22 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO MUSICAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E MUSICOGRAFIA BRAILLE - Trabalho apresentado na Argentina.

LA EDUCACIÓN MUSICAL DE PERSONAS CON DEFICIENCIA VISUAL
Y LA MUSICOGRAFÍA BRAILLE - De la musicalización a la lectura y la escritura de la partitura en braille.

Isabel Bertevelli

Atas da IX Reunião de SAACCOM, realizado em Bahía Blanca, Argentina. Trabalho apresentado em 14 de maio de 2010.

RESUMO - A educação musical do cego não difere das outras crianças; envolve a percepção auditiva e o fazer musical, em um processo de Musicalização, ou seja, de uma prática musical em que as crianças participam de uma vivência musical ampla e enriquecedora. Complementando esse trabalho, se faz necessário o ensino da Musicografia Braille, que é a escrita musical em relevo utilizada internacionalmente pelos cegos, que consiste na combinação de seis pontos em relevo para escrever todos os sinais de uma partitura convencional. O ensino da notação musical braille oferece autonomia e independência para ler uma partitura, não dependendo da memória ou da ajuda de outras pessoas. Acredita-se que dessa maneira, os alunos poderão participar efetivamente de cursos livres de música em escolas e universidades, porque terão domínio da escrita musical, acompanhando as disciplinas dessas escolas. Outros dois fatores importantes fazem parte desse processo: a formação do educador, que poderá promover o acesso à música em uma escola regular ou na escola de música e a produção de material específico e acessível, com a transcrição de partituras e livros de música.

Leia o trabalho na íntegra:
http://www.saccom.org.ar/saccom/IX/11.Bertevelli.pdf

O Simpósio contou ainda com a apresentação de três argentinas que trabalham na área. Veja a foto abaixo (da esquerda para a direita): Isabel Bertevelli, Paula Chávez, Romina Herrera e Fabiana Chávez.








Las herramientas utilizadas por personas ciegas en el ejercicio de las Prácticas Musicales

La música es una actividad ligada por excelencia al sentido de la audición. La ceguera no reducen en absoluto dicho sentido, sino que, por el contrario, lo jerarquiza en ausencia de la vista. Si bien esto no redunda directamente en el desarrollo de un oído musical, sí se puede decir que la utilización que hacen las personas ciegas de este sentido es muy intensa. Considerando esta característica no es de extrañar que muchos de ellos se sientan especialmente inclinados hacia diversas prácticas musicales, tales como participar en un coro, tocar algún instrumento, componer música, seguir estudios musicales en alguna academia, editar sonido, formar un grupo de música (de cualquier índole), enseñar música, etc. En este simposio se presentarán 5 trabajos que abordan estas prácticas desde diferentes perspectivas.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O ENSINO DA MÚSICA: uma proposta inclusiva

OFICINA NO INSTITUTO DE CEGOS "PADRE CHICO"

RESPONSÁVEIS
Profa Isabel Bertevelli

Educadora Musical do Instituto de Cegos “Padre Chico” desde 1991.
Mestre em Arte/Música pelo Instituto de Artes da UNESP e Licenciada em Educação Artística com habilitação em Música.

Profa Luciana Ruiz
Professora de Língua Portuguesa do Instituto de Cegos “Padre Chico”.
Pós-Graduada em Educação Especial e Licenciada em Língua Portuguesa / Inglesa.

SOBRE A OFICINA
As escolas públicas e particulares do Brasil inteiro terão de acrescentar até 2011 o ensino da música em sua grade curricular. A Lei nº 11.769, publicada no Diário Oficial da União no dia 18 de agosto de 2008, dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica.
Sabe-se que o ensino geral das Artes (artes visuais, música, teatro e dança) está presente na grade curricular das escolas do Brasil há muito tempo. Porém, com a nova Lei, a música passa a ser conteúdo obrigatório.
Pensando nisso, a oficina “O ensino da música: uma proposta inclusiva” pretende oferecer subsídios teóricos e práticos básicos para o professor que pretende atuar na educação musical em sala de aula, inclusive, com alunos com deficiência.

Público-alvo: Professores, educadores musicais, estudantes e demais interessados
Data: 29 de Setembro de 2010 - Quarta-feira
Horário: das 13h00 às 17h00
Local: Instituto de Cegos "Padre Chico"
Rua: Moreira de Godoi, 456 – Ipiranga
Telefone: 11 2274-4611
Referência: Próximo ao Metrô Alto do Ipiranga
Valor: R$30,00
Incluso: Coffee-Break, apostila e certificado
Informações: 11 2274-4611 / isabertevelli@uol.com.br
Vagas limitadas

Inscrições:

Pessoalmente - Instituto de Cegos Pe Chico - das 8h às 14h
Telefone: (11) 2274.4611 / 2061.5522 - Horário: das 8h às 14h
E-mail: informatica@padrechico.org.br


Formas de Pagamento:
Pessoalmente na Instituição ou Depósito bancário:
Banco Bradesco - Ag: 2720-0 - C/C: 80-9
Banco Itaú - Ag: 0644 - C/C: 96.922-2
Em nome do Instituto de Cegos Padre Chico
Enviar comprovante para o Fax: (11) 2274.4132 com o nome completo.

Esperamos vocês!