quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TCC SOBRE MUSICOGRAFIA BRAILLE no INSTITUTO DE ARTES da UNESP

Os temas Inclusão, Música / Deficiência e Musicografia Braille têm sido muito explorados e fazem parte do repertório de estudantes de Música e Educação Musical. É o caso de Juliana Dalla Costa, flautista e aluna do curso de Licenciatura em Educação Musical, do Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo. Juliana fez estágio no Instituto de Cegos Padre Chico, assistindo aulas de Educação Musical do 6º ao 9º ano, que são aulas preparatórias para o conteúdo mais específico da Musicografia Braille e para as aulas de instrumento. Depois disso, Juliana frequentou aulas que ministro na OMB e fez entrevistas, inclusive com Marcela Trevisani, ex aluna do Instituto Padre Chico e Jacyra de Almeida Prado que foi professora de piano do Instituto. Seu trabalho, ainda em andamento, foi apresentado na III Semana de Educação Musical da UNESP, dia 20 de setembro.
Eu fico muito feliz com iniciativas como esta e sei que estamos apenas começando. Ainda temos muito trabalho pela frente para que os deficientes visuais possam estudar e ter acesso à música em igualdade de oportunidades.
Quando comecei a trabalhar na área não existia nada ou as informações eram muito difíceis. Minhas primeiras informações foram passadas pelo Zoilo Lara de Toledo, um dos primeiros profissionais a trabalhar na área e com quem, mais tarde, trabalhei na Fundação Dorina Nowill para Cegos e aprendi muito.
Hoje fico muito mais feliz em poder colaborar com a pesquisa de outras pessoas, pessoas estas que podem fazer a diferença na educação e atendimento aos deficientes visuais. Tarefa de muita responsabilidade, que envolve pesquisa, trabalho e muita dedicação, sobretudo na formação de crianças e jovens que podem usufruir da escrita musical desenvolvida especialmente para eles. Trabalho realizado em sala de aula, verificando e aprendendo como funciona e o que pode ser feito. Obrigada aos alunos do Padre Chico. Parabéns aos profissionais que estão na luta! IB.

Um comentário:

  1. gostaria muito de dar uma lida em seu trabalho, me interessou bastante o assunto. Sou acadêmico de musica aqui no estado de Roraima e por eu ser deficiente visual (monofocal) me interessou muito isso.

    ResponderExcluir