terça-feira, 27 de setembro de 2011

CAMERATA DA POLÍCIA MILITAR NO INSTITUTO DE CEGOS PADRE CHICO


















Em comemoração ao dia de São Vicente de Paulo (27/set), patrono da Companhia das Filhas da Caridade, que dirige o Instituto de Cegos Padre Chico, tivemos a apresentação da Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, um dos grupos musicais dessa instituição. O concerto foi belíssimo, mesclando composições clássicas e populares, com arranjo do Maestro Subtenente PM Elias José dos Santos.
Após a apresentação, nossos alunos e convidados puderam conhecer os instrumentos musicias de corda friccionada: violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
Muita alegria estampada no rosto das crianças que pela primeira vez puderam não somente ouvir de perto esses distintos instrumentos, como tocar e vislumbrar pelo formato, tamanho, timbre e pela possibilidade de "ver" de perto também.
Esse é um dos procedimentos de conhecimento, pelo tato, pelo contato com o outro.

Realmente, a música nos aproxima!

Agradecemos ao Tenente Menezes e ao Comandante da Corporação.
E mais uma vez parabéns à Camerata, ao Maestro, aos músicos e obrigada pela dedicação e atenção para com nossos alunos.
Até a próxima. IB.

FOTOS: Andrea Cavalheiro.

Descrição das fotos (IB)

Foto 1: violinista mostra a uma aluna como segura o violino e o arco; violino apoiado no ombro esquerdo, mão esquerda segurando o violino, mão direita segurando o arco, que é friccionado nas cordas do violino.

Foto 2: violinista mostra a um aluno como segura o violino e o arco; o violinista está colocando o arco na mão direita do aluno; o violino está apoiado em seu ombro esquerdo e sua mão esquerda seugura o instrumento.

Foto 3: músico segura o contrabaixo; um aluno com cerca de 8 anos se aproxima com a professora para ver o instrumento de perto.

Foto 4: Camerata no palco; da esquerda para a direita: primeiro violino (1), oboé (1), segundo violino (1), viola (2), violoncelo (1) e contrabaixo (1); à frente de costas para a platéia, o maestro que está regendo.

Um comentário: