sexta-feira, 12 de agosto de 2011

5º FESTIVAL ASSIM VIVEMOS - Filmes sobre deficiências

Com uma programação de filmes que ultrapassam barreiras, desmontam preconceitos, fazem pensar e divertem, dando novas perspectivas à questão da deficiência, o Festival Assim Vivemos tem se constituído na maior celebração da inclusão cultural do Brasil. Nele, as pessoas com deficiência são as protagonistas, tanto nos filmes quanto no público.

Para que isso se tornasse realidade, desde sua primeira edição, o Assim Vivemos traz todas as acessibilidades (audiodescrição, catálogos em Braille, legendas Closed Caption, interpretação em LIBRAS nos debates e salas de cinema acessíveis a cadeirantes).
Em duas semanas, serão exibidos 28 filmes de 12 países, revelando universos singulares quanto o de crianças de Myanmar (ex-Birmânia) e o de mulheres cadeirantes de Moçambique. Como já é tradicional, serão realizados quatro debates sobre temas específicos, congregando pessoas com deficiência, profissionais especializados, professores universitários, diretores decinema, entre outros.

Alguns destaques desta edição: Incluindo Samuel, dos Estados Unidos, e Incluir Também se Aprende, do Brasil, filmes que colocam em foco a educação inclusiva. Quando Brilha um Raio de Luz, do Irã, que mostra a bela relação de companheirismo entre duas irmãs. Downtown, da Polônia, que acompanha a realização de um ensaio fotográfico com jovens com síndrome de Down. O Tempo de Suas Vidas, do Reino Unido, que coloca em perspectiva as questões da terceira idade. E muito mais: filmes da Rússia, Canadá, Noruega, Irlanda, Suíça, numa programação que compõe um impressionante painel multicultural.

Todas as sessões terão ENTRADA FRANCA.

16 a 28 de agosto – CCBB Rio de Janeiro*
13 a 25 de setembro – CCBB Brasília
5 a 16 de outubro – CCBB São Paulo


*No Rio de Janeiro, sessões também no SESC Ramos e no SESC Madureira.
Confira a programação completa nos sites www.assimvivemos.com.br e www.bb.com.br/cultura
FONTE: http://blogdorina.wordpress.com/

Um comentário:

  1. Lindo!
    A sensibilidade deixa tão suave as palavras que são como plumas em nossos corações. Muito obrigada por este presente nesta noite, noite lá fora e pouco noite em meu coração, mas ficou iluminado com estas palavras verdadeiras, profundas e amáveis, porque sou tocada com as mãos de quem escreveu e cantou esta canção, e chegou em meus ouvidos o som, a melodia, a letra. Abraço

    "Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à
    noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida."
    Salmo 42.8-9
    "O excesso de luz cega a vista. O excesso de som ensurdece o ouvido. Condimentos em demais estragam o gosto. O ímpeto das paixões perturba o coração. A cobiça do impossível destrói a ética. Por isso, o sábio em sua alma. Determina a medida de cada coisa. Todas as coisas visíveis lhe são apenas Setas que apontam para o Invisível. " (Tao-Te King, Lao-Tsé)

    "Eu quero ver",

    ResponderExcluir