terça-feira, 21 de junho de 2011

FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA - Musicografia Braille e Curso para professores - Profª Resposável: Isabel Bertevelli

Festival de Música de Londrina - 09 a 24 de julho de 2011.
Inscrições: de 13 de junho a 01 de julho de 2011.

Informações:
http://www.fml.com.br/ofestival31.htm
fone:
(43) 3028 3418 fml@fml.com.br

O Festival de Música de Londrina, uma realização do Governo do Paraná, Prefeitura do Município de Londrina, Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina, na sua 31º edição, mantém duas estruturas: pedagógica e artística – que entrelaçam gerando novos valores e visões para a Criação, Vivência, Performance e a Educação Musical.
Em 2011, 40 professores nacionais e internacionais ministrarão 45 cursos divididos nos seguintes módulos: Práticas de Conjunto, Cursos de Regência, Instrumentos, Voz, Estruturação Musical, Música Popular, Cursos para Crianças, Cursos Especiais e Oficinas Especiais de Inclusão.

Conteúdo Programático
Atividades Musicais com Alunos Deficientes no Ensino Fundamental

Isabel Bertevelli (SP) - 11 a 16/07

UMA PROPOSTA INCLUSIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I - Atividades para o trabalho com alunos deficientes

Desde a década de 1990, a inclusão tem sido muito abordada entre nós, referindo-se ao ambiente escolar, de trabalho, em espaços sociais, de cultura e lazer. Porém, pela experiência em sala de aula vemos que muito ainda tem que ser feito para que essa inclusão seja efetivamente concretizada, assim como o acesso aos materiais pedagógicos que, muitas vezes, precisam ser adaptados. O acesso à educação pelo deficiente é garantido, porém o atendimento ainda não é satisfatório. Na realidade muitos educadores não estão preparados ou não têm conhecimento para essa tarefa. Não sabemos o que fazer na prática com esse aluno. Despreparo dos cursos que formam educadores, que até então não precisavam se preocupar com essa faceta da educação, responsabilidade exclusiva das escolas especiais. É evidente que o trabalho do especialista deve sempre ser valorizado, porém não podemos continuar despreparados a vida toda. Dessa maneira, o curso pretende oferecer subsídios teóricos e práticos básicos para o professor que atua no Ensino Fundamental I, para atender alunos com deficiência dentro de uma proposta inclusiva. A partir de atividades práticas nas diferentes áreas, jogos e brincadeiras, os educadores terão a oportunidade de conhecer as características principais dos deficientes, trabalhando com os elementos básicos da educação, produzindo e adaptando materiais pedagógicos acessíveis.

PÚBLICO ALVO: educadores, estudantes e demais interessados.

MATERIAIS DOS PARTICIPANTES: Papel sulfite (02 folhas), giz de cera ou lápis de cor, cola, tesoura, pedaços de EVA (qualquer cor), durex colorido, materiais de sucata (caixas pequenas, potes plásticos, pote de iogurte, tampinhas de garrafa, etc.), caderno para anotações, roupa confortável e água para consumo.


Musicografia Braille/Professores e Alunos
Isabel Bertevelli (SP) - 11 a 16/07

EDUCAÇÃO MUSICAL DO DEFICIENTE VISUAL E A MUSICOGRAFIA BRAILLE
Como ler e escrever uma partitura musical em braille

Principal objetivo: conhecer os parâmetros da Musicografia Braille para a leitura e escrita de uma partitura, utilizada com recurso na educação musical dos deficientes visuais.
O curso visa oferecer conhecimentos teóricos e práticos para a leitura e escrita da partitura musical em relevo, trabalhando com exercícios da educação musical e transcrição e adaptação de partituras para o braille. Estudaremos as adequações necessárias às aulas de Música, promovendo uma reflexão sobre a educação inclusiva e possíveis condutas em sala de aula. Os temas abordados serão: principais métodos e sistemas de Educação Musical, características principais dos deficientes visuais, dicas de convivência, inclusão social, produção de material adaptado e Musicografia Braille, que é um sistema de escrita musical utilizado internacionalmente pelos cegos desde o século XIX. No final do curso o professor estará apto a adotar procedimentos da prática musical que valorize as habilidades e necessidades de cada aluno, passando pelo processo de musicalização até a leitura e escrita da partitura musical em braille.

PÚBLICO ALVO: professores de música, educadores musicais, músicos, estudantes.

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