sexta-feira, 8 de abril de 2011

DIA NACIONAL DO BRAILLE - 08 DE ABRIL

BRAILLE ou BRAILE é um sistema de escrita utilizado internacionalmente pelo cegos. A leitura, feita com o tato, é conseguida com a capacidade de percepção através da polpa digital, percebendo e distinguindo pequenas diferenças dos seis pontos em relevo; informações estas que são levadas e interpretadas pelo cérebro.

O sistema foi inventado por Louis Braille, em 1827, em Paris e revolucionou o mundo dos cegos, porque até esse momento eles podiam ler por meio de letras em relevo mas não escreviam.

O sistema expandiu-se para todo o mundo e atualmente, apesar de sofisticada tecnologia e livros em áudio, sua aprendizagem ainda é de grande importância, sobretudo na alfabetização que promove o acesso à informação e autonomia.

Um cego com boa percepção tátil pode ler duzentas palavras por minuto. É o mundo dos livros em suas mãos.

Que as crianças tenham cada vez mais oportunidades de estudo, informação e cultura.

Obrigada Regina Fátima por nos lembar desta data e por seu trabalho e dedicação ao livro braille, sua divulgação e utilização. IB

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e obrigada pela informação! Quando tivemos uma aluna cega, aprendi um pouco sobre o Braille. Espero que esse sistema de leitura e escrita esteja cada vez mais acessível. abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Tania.
    Fico feliz em saber que existe no mundo uma pessoa tão "ligada" e dedicada como você, uma profissional de primeira, que se envolve e faz acontecer. Muito legal. Abraço. Isabel B.

    ResponderExcluir