segunda-feira, 3 de maio de 2010

SISTEMA BRAILLE
Acessibilidade e autonomia

“Solamente los ciegos puden tocar las palabras...” Alex Grijelmo

Quando pensamos em acessibilidade e autonomia da pessoa com deficiência visual, pressupõe-se:
  • O direito de ir e vir
  • O direito ao conhecimento através dos diferentes sentidos
  • O direito à leitura e escrita

Criado na França em 1825 por Louis Braille (1809-1852), o sistema de sinais em relevo possibilitou um novo mundo para os cegos, o mundo das letras e das ideias. O sistema foi trazido ao Brasil por José Álvares de Azevedo e utilizado, a partir de 1854, primeiramente no Rio de Janeiro, no atual Instituto Benjamin Constant.

É um sistema de escrita em relevo constituído por 63 sinais formados a partir do conjunto de seis pontos (sinal fundamental), que consiste em duas colunas verticais com 3 pontos à esquerda e 3 à direita, sendo possível representar os símbolos literais, matemáticos, químicos, fonéticos, informáticos e musicais.

Histórias de superação se valem do Sistema Braille, como o próprio Louis Braille, que ficou cego aos cinco anos de idade, a brasileira Dorina Nowill e tantos outros.

Hoje, o conhecimento e disseminação do Sistema Braille se faz necessário por todos. Quando conhecemos o que faz parte da vida do outro, as distâncias diminuem e as oportunidades surgem, garantindo a acessibilidade e autonomia que todos merecem. IB

Nenhum comentário:

Postar um comentário