terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

COMO IR - PRODUTOS PARA ACESSIBILIDADE

Sorria, agora você tem COMO IR!

Esse é o slogan da loja virtual de produtos para acessibilidade da pessoa com deficiência.
Fomos conferir e falamos com os sócios Renato Laurenti e João Pacheco.
Entre no site, confira e divulgue:
www.comoirbr.com
E-mail: comoir@comoirbr.com
Fone: (11) 3675-5580

sábado, 18 de fevereiro de 2012

MUSICOGRAFIA BRAILLE - MENVI - MUSIC EDUCATION NETWORK FOR THE VISUALLY IMPAIRED

An International Coalition of Parents, Educators, and Students
MENVI Headquarters
So. Calif. Conservatory of Music - West Hills
E-mail: richardtaesch@menvi.org
Website: www.menvi.org

News Journal - Spring 2006 Issue No. 22
MENVI:
http://www.menvi.org/newsletters/news22.html

MUSICOGRAFIA BRAILLE NA OMB

OMB ensina partitura para músicos que só tocam instrumentos de ouvido.
Por Felipe Augusto Diogo, Rede SACI e RROnline / Rádio Diversidade.
http://www.radiodiversidade.com/omb-ensina-partitura-para-musicos-que-so-tocam-instrumentos-de-ouvido
Inscrições abertas para nova turma.
Aula às segundas, das 14 às 16 horas.

PIANISTA JORGE GONÇALVES, de Coimbra

Vejam o site do pianista português Jorge Gonçalves.
www.jorgegoncalves.com

domingo, 12 de fevereiro de 2012

METODOLOGÍA PARA LA ENSEÑANZA MUSICAL - MUSICOGRAFIA BRAILLE - Blog VISUALES GRANADA

Como todos sabemos, la signografía musical Braille entraña cierta dificultad, sobre todo porque se tienen que poner en juego dos requisitos imprescindibles: el conocimiento de la notación musical y el conocimiento del Sistema Braille.
La metodología apropiada para trabajar con nuestros alumnos con problemas visuales vendría determinada por la unión y el trabajo coordinado de los maestros y especialistas en música, por un lado; y por otro, de la intervención del maestro especialista en Braille. A través de este trabajo coordinado podemos dar respuesta a las necesidades educativas especiales que, en el área musical, presentan los alumnos con DV. Para ayudar a esta tarea, os dejamos en este post, una publicación realizada por Isabel Cristina Dias Bertevelli, donde podemos encontrar algunas aclaraciones metodológicas. Esperamos que os sea de utilidad.
Descarga el artículo pinchando en su título: LA EDUCACIÓN MUSICAL DE PERSONAS CON DEFICIENCIA VISUAL Y LA MUSICOGRAFÍA BRAILLE


VISUALES GRANADA - Blog para el intercambio de materiales e impresiones entre la comunidad educativa del alumnado con DV de Granada

FONTE: http://visualesgranada.blogspot.com/2011/12/metodologia-para-la-ensenanza-musical.html#comment-form

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

DELIUS - APLICATIVO DE NOTAÇÃO MUSICAL VOLTADO À MUSICOGRAFIA BRAILLE - por Arthur Tofani


Arthur Tofani, mestrando da USP, está desenvolvendo há algum tempo, como objeto de estudo do Mestrado, um software para notação musical que utiliza a Musicografia Braille como forma de entrada. Leiam suas explicações:

A principal inspiração para o estudo e desenvolvimento do Delius é a dificuldade de integração dos alunos deficientes visuais nos cursos de ensino superior em Música, situação da qual tive a oportunidade de acompanhar de perto alguns casos. O processo de desenvolvimento musical de deficientes visuais é amparado, em geral, por entidades como o Instituto Benjamin Constant, Instituto de Cegos Padre Chico, Laramara, entre outros. Nestes ambientes, o aluno não só aprende práticas instrumentais e Musicografia Braille, como também harmonia, teoria musical entre outras coisas. Existe, portanto, respaldo para que o aluno interessado se desenvolva adequadamente para prosseguir para um ambiente de ensino superior. Neste momento, porém, o aluno certamente se deparará com inúmeras barreiras, dado que a maioria das instituições de ensino superior de música recebem alunos com deficiência muito esporadicamente, não havendo portanto, no momento deingresso, procedimentos adequados que garantam deste aluno um desempenho suficientemente adequado. A parte do problema que este estudo visa atacar é justamente o hiato de comunicação entre alunos cegos e professores videntes por conta das diferentes notações. Este hiato é observado em diversas instâncias diferentes: no provimento de material didático, que exige que as aulas sejam preparadas com antecedência e que os materiais (partituras, excertos e textos para todas as matérias inclusive práticas instrumentais) sejam previamente convertidos para braille. Porém, ainda mais importante para o foco deste estudo, é a evidência deste hiato na aplicação de exercícios e provas para disciplinas como contraponto, harmonia, análise, percepção, ou seja, nas situações onde a produção do aluno deva ser apreciada e avaliada. A proposição do Delius visa investigar como tecnologias assistivas podem contribuir ou não nestas etapas, na busca de diminuir esta distância entre alunos e professores sem a necessidade da criação de procedimentos complexos, que muitas vezes não se concretizam adequadamente durante o curso letivo do aluno. O Delius, portanto, é um aplicativo de notação musical, nos moldes do Finale ou Sibelius, seguindo as regras do Manual Internacional de Musicografia Braille. No presente momento ele está em versão beta, ou seja, uma versão de teste a ser realizada na máquina de um usuário comum. Ele está publicado no seguinte endereço: http://sourceforge.net/projects/delius/

Para maiores informações sobre o software ou sobre o grupo Musicografia Braille, entre em contato. Arthur Tofani