quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SOBRE A OFICINA "O ENSINO DA MÚSICA: uma proposta inclusiva"

A oficina "O ensino da Música: uma proposta inclusiva" aconteceu no dia 29 de setembro no Instituto de Cegos Padre Chico, no Ipiranga, em São Paulo; ofereceu subsídios básicos para o professor que pretende atuar na educação musical, inclusive com alunos com deficiência, refletindo sobre ações que favoreçam a inclusão desses alunos nas escolas regulares.
Foram atividades de sensibilização, percepção auditiva, apreciação musical, jogos rítmicos, dança, criação coletiva, uso da voz e instrumentos musicais de percussão. Tivemos também dicas (bem humoradas) de como abordar um deficiente visual, com a professora Luciana Ruiz. Faltou tempo para tanta informação!!!

Algumas questões
Como ensinar Música?

O que devemos ensinar?
A aula será teórica ou incluirá um componente prático?
O professor polivalente poderá ensiná-la?
Quem será o professor?
Qual sua formação?
E se tivermos um aluno deficiente?
O que fazer?

Não somos tão pretensiosas para responder essas questões de maneira única e verdadeira; não há como revelar todos os caminhos possíveis, mas na oficina trabalhamos com os alunos do Instituto Padre Chico,
com práticas de musicalização e reflexões sobre como se inclui a Música nas escolas, pensando em um ambiente acessível.

Além de músicos, educadores, estudantes de pedagogia e simpatizantes da área, contamos também com a participação de Marcela Trevisani (ex aluna e pianista do restaurante Chalezinho), Júlio Machado (ex aluno, violonista e professor de música assistente do Colégio Virgem Poderosa), Renato José (violonista, revisor braille da Laramara), Filipe de Oliveira (professor voluntário de teclado do IPC), além de alguns alunos do próprio Instituto, que participaram das atividades.

Parabéns e obrigada pela participação de todos!

Professoras responsáveis pela oficina: Isabel Bertevelli isabertevelli@uol.com.br e Luciana Ruiz lfruiz@ig.com.br